Vencer Os Nossos Medos

Vencer Os Nossos Medos

Show Notes

Hoje pergunto-vos algo a que espero que respondam imediatamente, sem pensar muito… Sejam honestos convosco. Ninguem vos está a ouvir neste momento. Respondam a isto: Quais são os medos que vos estão a impedir de alcançar o vosso potencial máximo?

Transcrição

As transcrições são geradas automaticamente, com recurso a Inteligência Artificial. Podem conter erros.

Diogo Pires 00:00:01
Sejam bem vindos a um novo episódio do Manual de Boas Ideias. Se é o primeiro episódio que ouvem, então aqui falamos de empreendedorismo. Em conversas que vou tendo com convidados inspiradores ou a solo, como neste episódio. Este é um bom momento para parar a música de introdução que está a tocar aqui atrás. Vou vos fazer uma pergunta e quero que, sem pensar muito, respondam imediatamente com a primeira coisa que vos vier à cabeça. Ok, sejam honestos convosco. Ninguém vos está a ouvir neste momento. Provavelmente respondam a isto Quais são os medos que vos estão a impedir de alcançar o vosso potencial máximo para. Toca nos a todos isto do medo. E a verdade é que se não o sentem há um tempo considerável, então talvez esteja na hora de saírem da nossa zona de conforto. Há duas semanas eu tive o privilégio de subir a um dos palcos da WebSummit, onde moderei uma talk com um convidado extraordinário, Andrew McAfee. O Andrew é professor e investigador do MIT em Massachusetts e é autor do livro da Guy Quay, um livro que explora como as empresas que adotam uma filosofia geek focada em velocidade, responsabilidade, ciência e abertura têm um potencial enorme para alcançar resultados impressionantes.

 

Diogo Pires 00:01:21
Eu quero confessar vos que quando recebi o convite, pensei imediatamente em recusar e que nem demorou muito na minha cabeça a fazer sentido dizer não. E se eu não tivesse tempo para ler aquele livro que tinha mais de 300 páginas e que era, de resto, o tema central da talk que eu iria apresentar, moderava na WebSummit. Ou imaginem se no dia não me sentisse confiante com o meu inglês, ou se aquela sensação de tremor com que fiquei quando recebi o convite significasse que aquilo era era um passo maior do que a perna. E se isso não podia continuar? Mas caramba, era uma oportunidade brutal para crescer. Eu acho que não. Demorei dois minutos a aceitar e eu aceitei um bocadinho sem pensar mais, porque a última coisa que me passou pela cabeça foi que eu estava a rejeitar sair da minha zona de conforto e acredito mesmo que era isso que estava a acontecer. Para mim, estar num dos palcos da maior Conferência Europeia de Tecnologia e empreendedorismo representou muito mais do que uma oportunidade profissional. Foi. Foi um desafio pessoal e, convenhamos, também uma meta atingida muito antes do que aquilo que esperava.

 

Diogo Pires 00:02:28
E confrontar me com este medo de conduzir uma conversa numa plataforma tão prestigiada. Foi uma experiência e tanto. Bom, e é aqui que reside a essência da nossa jornada enquanto empreendedores e seres humanos. E é por isto que eu vos contei esta esta minha história também para ficar documentado, porque uns anos mais tarde vou voltar aqui e vou ouvir Gad. Eu passei por isto tudo, mas eu contei vos isto essencialmente por uma questão. Enfrentarmos os nossos medos muitas vezes leva nos a alcançar conquistas inesperadas. A lição que eu trago da minha passagem pela Web Summit neste ano é que quando abraçamos os nossos medos, abrimos a porta para oportunidades que nem sequer sabíamos que existiam. E falo de coisas tão simples quanto sentir nos mais capazes depois de conseguirmos atingir alguma coisa. É engraçado como a filosofia do livro, que foi o tema central da talk que eu moderei de Guy Kwai, ensina nos uma coisa valiosíssima a importância de sermos rápidos a testar nos, a falhar para falhar. Melhor, depois sentir a responsabilidade e agarrá la, sermos factuais e ao mesmo tempo abertos a novas, a novas abordagens.

 

Diogo Pires 00:03:38
Estes princípios são cruciais não só no mundo dos negócios que nos une aqui no Manual de boas ideias, mas também na nossa jornada pessoal de superação e crescimento. Isto faz todo sentido. Portanto, pergunto vos quais é que são os medos que estão a impedir vos de alcançar o vosso potencial máximo? Lembram se da resposta que deram há pouco? Pensem nela, tal como as empresas que seguem as normas de daqui, como também nós podemos redefinir os nossos limites e transformar os nossos maiores medos em verdadeiros trampolins para o sucesso. O título deste episódio, Vencer os nossos Medos foi também o título de uma das últimas edições da minha newsletter o Clube da Nata, que, by the way, se ainda não subscrevem Clube da Nata PT, subscrevam. E quando estava a escrever a newsletter lembrei me de uma conversa fantástica que tive aqui no Manual de Boas Ideias, com duas jovens empreendedoras que estão a levar o mundo à frente. A Mafalda Rebordão, que trabalha na Google e a Sara Aguiar. Eis a Amazon e que hoje trabalha na Procter Gamble, na Suíça.

 

Diogo Pires 00:04:34
Elas, duas jovens super bem sucedidas, levantaram nos esta questão de o que é que vos está a impedir de alcançarem o vosso potencial máximo? Se ainda não ouviram este episódio, oiçam foi o episódio 13 do Manual de Boas Ideias. O episódio em que conversei com a Mafalda e com a Sara. Uma conversa super inspiradora e à qual volto com alguma frequência. Estes episódios a solo são sempre mais curtos do que as conversas habituais com empreendedores e por muito curto que este episódio tenha sido, eu quero ainda deixar vos esta nota final. Lembrem se enfrentar um medo não significa que ele desapareça instantaneamente. Ok, não foi isto que falámos aqui. Falamos antes que enfrentar um medo significa que aprendemos a agir apesar dele. E muitas vezes, e isto não é só isto que precisamos para dar o próximo grande passo nas nossas vidas, seja ele qual for. A próxima terça feira saiu uma nova conversa no manual de Boas Ideias, desta vez com uma ceramista. Eu gostei muito da conversa que tive com ela. Na próxima terça feira vamos falar sobre isto, sobre lançar um negócio, um pequeno negócio a partir de um apartamento algures no centro de Lisboa.

 

Diogo Pires 00:05:47
Um negócio que vive sobretudo da arte e da capacidade de criação da minha próxima convidada. Terça feira, novo episódio do Manual de Boas Ideias. A vi agora que passei o episódio todo sem vos convidar. Subscreva o manual de boas ideias, sobretudo se este é o primeiro episódio que estão a ouvir do manual. Já sabem do que falamos aqui? Subscrevam o podcast na aplicação que escolheram para ouvir este episódio. Se for no Spotify, se estiverem a ouvir no Spotify, ativem também as notificações para que todas as terças feiras, quando caia, um novo episódio, sejam os primeiros a ouvir até terça feira.

Relacionados

Subscreve o Podcast

Manual de Boas Ideias

com Diogo Pires