Fadiga de conteúdo e ansiedade digital. E… hey! Há novidades no Manual!

Fadiga de conteúdo e ansiedade digital. E… hey! Há novidades no Manual!

Show Notes

Neste episódio… perdão… capítulo do Manual de Boas Ideias, falo-vos sobre o que aconteceu nestes últimos cinco meses em que não houve atualizações por aqui. Resume-se ao que vêem escrito no título: fadiga de conteúdo e ansiedade digital.

Transcrição

As transcrições são geradas automaticamente, com recurso a Inteligência Artificial. Podem conter erros.

Diogo Pires 00:00:00
Segundo episódio em cinco meses. Hey, bem vindos de volta ao manual de Boas ideias antes de mergulharmos no episódio de hoje. Eu gostava só aqui de receber vos, porque o podcast ganhou novos seguidores e subscritores, entretanto. Portanto, bem vindos. Contextualizando aquilo que se passa aqui, nós falamos de empreendedorismo. Já devem ter percebido isso. Vamos continuar a falar o manual de boas ideias e é uma porta para o universo empreendedor. Ok, é isto que queremos que seja. Sejam veteranos nisto, já com negócios e empresas montadas ou estejam simplesmente neste momento à procura de inspiração para mudarem a vossa vida e saltar fora de um trabalho das nove às cinco. Bem vindos ao vosso novo lugar favorito! Este é o Manual de Boas Ideias, um podcast sobre histórias que giram em torno deste universo empreendedor.

 

Intro 00:00:54
Manual de boas ideias com Diogo Pires.

 

Diogo Pires 00:00:57
Dizia eu este é o segundo episódio. Em cinco meses nós estamos a fazer um comeback mais estruturado, mais orgânico, com com mais tempo. E há uma razão para isso. Vocês já devem ter visto no título deste episódio vamos falar sobre fadiga de conteúdo, ansiedade digital.

 

Diogo Pires 00:01:16
Olhem, vai ser um episódio, espero eu pelo menos. Cru? Vulnerável qb. Bom, mas eu não me quero estar a descrever naquilo que tenho preparado para vos dizer. Quero só mesmo comunicar vos isto. Portanto, bora lá. Bom, a segunda temporada é para vos explicar isto tudo e explicar também o que aconteceu nestes últimos meses. A segunda temporada do Manual de Boas Ideias teve teve um hype considerável. Ok, muito por culpa, entre aspas, da Rita Piçarra. Sim. Rita Piçarra, autora do de um dos livros de empreendedorismo mais vendidos em Portugal este ano. A vida não pode esperar. Ela trouxe o hype do livro, o hype dela, a história dela, do facto de ter reformado aos 44 anos para o manual de boas ideias. Na verdade, foi pela história dela que a convidei, portanto faz todo sentido. Mas também tivemos um hype considerável porque a Catarina Barreiros, que foi a minha segunda convidada na segunda temporada, tem uma comunidade super bem nutrida. Trouxe também muitos novos ouvintes que se fidelizam, entretanto.

 

Diogo Pires 00:02:20
Bem vindos! Rui, eu nunca tinha falado diretamente para vocês. No fundo. Bom, isto. A segunda temporada teve um bom hype e bons números, muito por culpa, entre aspas, das conversas e do hype que se gerou em torno delas também por muitas coisas que aqui foram ditas. E isso é bom. No fundo, esse sempre foi também um dos objetivos que o podcast era chegarmos a muitas pessoas, termos aqui um impacto fixe no panorama nacional. Bom, é isto. Foram entrevistas estas da segunda temporada que estou a dizer que gravámos ali entre fevereiro e Março e depois foram saindo até abril e eu não quero estar aqui a cansar com pormenores de como é que faço ou como é que fazia o manual. Mas só isto. Muito daquilo que vêem e com muito eu digo tudo, excepto os cortes que foram os cortes, os vídeos que foram vendo pelas minhas redes sociais naquela altura. Portanto, aí uns 90% do trabalho faço eu. Editar áudio, gravar, editar áudio e montar tudo imagem, vídeo.

 

Diogo Pires 00:03:24
Bom, tudo isso a certa altura começou a pesar. Digo vos depois foram aparecendo tantos podcasts que se assemelhavam ao manual de boas ideias, que falavam dos mesmos temas que convidavam as mesmas pessoas. Houve ali até uma sequência de três semanas em que os convidados de um outro podcast foram exactamente os mesmos três que tiveram umas semanas antes. No manual, pela mesma ordem. Parecia falar. Não quero estar a dizer que que o manual era fonte de inspiração para outros podcasts. Se era? Ainda bem. Mas numa visão muito mais narcísica disto, eu senti me desinteressado por aquilo que estava a dizer e a plantar no universo de empreendedorismo português. Um mundo que sempre me fascinou. Vocês sabem disso. Por aquilo que fui partilhando aqui ao longo destes, destes 30 e tal episódios que fizeram a primeira e a segunda temporada. Mas eu vi me neste ponto. Caio estava esgotado por acumular tanto trabalho e depois não via que aquilo que estivesse a fazer fosse verdadeiramente diferente e único, sabem? Sei que ninguém faz as perguntas que eu faço, ninguém tem as conversas que eu tenho.

 

Diogo Pires 00:04:39
Todos nós somos únicos nesse sentido. Mas se não fosse eu a fazer aquilo, alguém viria a fazer e isto deixou tudo de fazer sentido, sabem? Portanto, se não me estava a fazer sentido, eu decidi afastar me, afastar um bocadinho o podcast do meu dia a dia. Certo que não vos comuniquei isto, mas para ser muito honesto, também eu não sabia que eu estava a fazer. Foi só a coisa mais natural que senti que deveria ter feito naquela altura e por isso fiz um detox. Afastei me do podcast, afastei me um bocadinho deste universo empreendedor que sempre me fascinou. Vi as coisas assim com alguma distância e infelizmente vocês ficaram sem episódios, por isso lamento, mas estamos de volta e agora há todo um calendário editorial para cumprir daqui para a frente. Coisas boas que já temos preparadas, mas más, vão querer vos pôr a par daquilo que aconteceu nestes últimos meses. E porque é que estivemos cinco meses sem novos episódios no manual de boas Ideias? Eu procurei na internet por O que é que era isto que tinha acontecido.

 

Diogo Pires 00:05:43
Agora que com alguma distância consegui perceber porque é que parei, porque é que as coisas aconteceram, como aconteceram e aquilo que mais vezes me surgiu foi fadiga de conteúdo foi aquilo que o Dr. Google me identificou. Fadiga de conteúdo. Mas acredito que tenha sido muito isto. Eu produzi muito e sobretudo, consumi tantos conteúdos sobre o mesmo tema que fez com que me atirasse agora sobre o que aconteceu nestes últimos meses em que eu não produzi grandes episódios, nenhum episódio, na verdade, do manual de boas ideias e não vos dei novidades. Li muito, li muitos livros, muitos livros sobre Choquem se, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal. Estava a questionar coisas, mas li muitos livros e eu agora quero partilhar convosco os milhares. Os próximos episódios vão ter algumas boas reviews e também os melhores ensinamentos que tirei de cada um dos livros que li abarcam isto. Eu tenho estado sempre a trabalhar, óbvio. Vocês que me acompanham também na rádio sabem que não parei um único dia. Tenho estado na rádio, mas tenho estado também a trabalhar na côdea na minha agência digital, no universo de voiceover.

 

Diogo Pires 00:06:51
Estivemos também a construir o que vocês já podem ver em Manual de Boas ideias. E foi muito isto. Os últimos meses serviram para fazer este reset, sabem? Um reset consciente é, no fundo também, enquanto manual de boas ideias para nos orientarmos numa numa direcção que faz sentido seguir. Por isso, com tudo aquilo que já vos disse que aconteceu nestes últimos meses. Houve várias coisas que eu aprendi e provavelmente vão ouvir me falar delas ao longo dos próximos episódios. Perdão, dos próximos capítulos, chamemos capítulos aos episódios, porque afinal, isto é um manual. Long story short. Eu não quero voltar à sobrecarga em que estava antes de colocar o podcast em standby, Por isso tomei duas decisões que partilho convosco. Convidei uma grande amiga e excelente produtora para produzir o manual comigo. Não sei se já tiveram oportunidade de ir à ficha técnica que está em Manual de boas ideias, mas podem ver lá que a produção é assegurada pela Eveline ADM super talentosa e segundo, vamos só levar as coisas com muito mais calma, vão ter menos promoção aos episódios.

 

Diogo Pires 00:07:58
Vai ser tudo um bocadinho mais orgânico porque percebi que não consigo manter esse ritmo e esse foi um dos bons ensinamentos que estes meses me trouxeram e por isso, que bom que estão aqui, provavelmente como subscritores deste podcast, porque receberam uma notificação qualquer de que havia um novo episódio nesta manhã de segunda feira para ouvirem e só assim que nos vamos encontrar nos próximos tempos. Por isso, se ainda não subscrevem o manual de boas ideias, ponderem subscrever na aplicação na app onde estão a ouvir este episódio. Entretanto, nós decidimos aqui fazer algumas alterações, porque isto? Quando trazemos alguém para pensar as nossas ideias connosco, construímos sempre e é uma das pequeninas coisas que decidimos mudar em conjunto. Foi esta questão de caírem as temporadas, caírem os episódios e agora chamamos lhes capítulos. Mas sobretudo caem as temporadas. Não, não vão ouvir mais dizer que há uma nova temporada, ou pelo menos para já, é o que nos faz sentido. Ok, isto vai ser um fluxo contínuo onde vão caber todos os tipos de episódios episódios a solo, que são estes em que estou aqui a conversar convosco, Episódios bookshelf em que falamos de livros.

 

Diogo Pires 00:09:04
O próximo vai ser já um destes. E entrevistas também é verdade. Sobre as entrevistas. Bom, eu sei que são uma das grandes razões pelas quais vocês ouvem o podcast. Não fiquem desiludidos com esta decisão, mas durante uns tempos vamos levar as coisas de forma mais leve, sem entrevistas. Eu não sei quanto tempo será, mas até que voltem, vamos estar assim, em episódios mais crus em que conversamos. Só nós, eu e vocês. E eu não quero soar ingrato neste episódio. Eu adoro conversar com as pessoas que se sentam comigo à conversa neste podcast. Na verdade, foi por isso que eu criei o podcast, porque queria conversar com as pessoas que idolatrava e idolatro ainda hoje. E queria lhes fazer as perguntas todas que me dão cá dentro. Por isso elas hão de voltar a seu tempo. Para os novos subscritores. Não pensem que não é porque agora não há conversas na sair que não tem muitas horas de boas conversas para ouvirem. Têm e agora nós facilitamos vos a vida em manual de boas ideias.

 

Diogo Pires 00:10:01
Como tem uma secção nova, quer dizer, tem muitas porque é tudo novo, mas tem uma em particular, chama se Discover e é lá que vos são sugeridos episódios random para ouvirem. Por isso, numa nota final, experimentem. Manual de boas ideias. Como dei um saltinho até à secção Discover, cliquem no ícone no item que está no menu Discover e logo o primeiro ou deixam só um bocadinho. Na página principal vão encontrar esta zona. Ouçam as boas conversas do Manual de boas ideias. Além disso, subscrevam também o podcast nas apps que usam para ouvir podcasts. Falo de Spotify, Apple, Podcasts na I Heart Radio. É verdade, nós temos muitos ouvintes nos Estados Unidos, sobretudo agora. Nos últimos meses, foram chegando vários ouvintes dos Estados Unidos. E esta pode ser uma plataforma interessante. Por isso a Heart Radio é uma aplicação fortíssima nos Estados Unidos. Ou sei lá, subscrevam também no Podcasts em Portugal. Bom, vocês ficaram com uma ideia. Nós estamos em praticamente todas as plataformas de podcasts.

 

Diogo Pires 00:11:00
Subscrevam o manual de boas ideias. Agora sim, sinto que está feito o reset. Queria muito que vocês percebessem porque é que estes cinco meses não souberam bem do que é que está a acontecer no manual de boas ideias. Agora já sabem. Foi só isto. Espero também que com este episódio tenha dado resposta a algumas mensagens que foram chegando nos últimos meses. Está tudo bem? Calma. Bom, com isto, na próxima semana vamos falar sobre um livro. Como vos disse a bocadinho, vamos começar a entrar nos chamados episódios Bookshelf. Quero percorrer a minha as minhas prateleiras e falar vos dos livros que fui lendo nos últimos tempos. Na próxima semana vamos falar sobre Slow Productivity. Acho que faz todo o sentido. E falamos também de erros a evitar na jornada enquanto empreendedores. Conto convosco. Até lá.

Relacionados

Subscreve o Podcast

Manual de Boas Ideias

com Diogo Pires